Custo de vida na Espanha 2025

Neste post vamos explicar o custo de vida na Espanha 2025. Explicaremos detalhadamente o preço de cada nota e suas características.


Por que o maior gasto hoje em Espanha é o aluguel

Vivemos num momento em que o peso do aluguel tornou-se quase insustentável para muitas famílias e casais. Segundo dados recentes, o preço médio do aluguel em Espanha subiu 16,18% interanual em setembro de 2025. InfoConstrucción
Além disso, outro indicador aponta que, no nível nacional, há um aumento generalizado: novos contratos de aluguel tiveram uma alta média de 9,6% anual até março de 2025. www.ocu.org

Essa disparada no “coste de vida en España”, especialmente no aluguel, tornou-se um problema real de acessibilidade. A demanda por pisos de aluguel supera em muito a oferta, gerando competição, poucos imóveis disponíveis e preços cada vez mais altos.

(Esse gráfico ilustra bem a evolução dos preços de aluguel — dados de 2025 segundo portais especializados.)


Por que buscar morar perto de Barcelona, e não necessariamente em Barcelona

Para quem, como nós, vive em Barcelona ou considera viver por aqui: dado o alto custo de aluguel, recomendamos avaliar cidades próximas, onde é possível encontrar uma melhor relação custo-benefício. Nas cidades próximas, o “coste de vida en España” continua subindo, mas os preços de aluguel tendem a ser mais razoáveis, especialmente se se aceita um trajeto de trem de 20–25 minutos até Barcelona. Nesses casos, ainda se pode gozar de boa qualidade de vida, alguma tranquilidade, bons serviços, e proximidade da capital catalã.


5 melhores cidades perto de Barcelona para morar (considerando equilíbrio entre preço do aluguel e qualidade de vida)

Aqui vão 5 cidades que costumam ser apontadas como boas alternativas para quienes querem fugir dos preços altísimos de Barcelona — mantendo proximidade e acesso fácil via trem/transportes:

  • Badalona — perto, bem conectada a Barcelona e com aluguel relativamente mais acessível.
  • Sant Cugat del Vallès — mais tranquila, boas infra-estruturas e transporte até Barcelona relativamente rápido.
  • Hospitalet de Llobregat — próxima, boa oferta de transporte e preços de aluguel mais contidos comparados ao centro de Barcelona.
  • Mataró — um pouco mais afastada, mas ainda com bom acesso por trem; pode oferecer equilíbrio entre custo e qualidade de vida.
  • Terrassa — boa opção se buscas um custo de vida mais acessível mantendo acesso razoável a Barcelona.

Essas cidades representam um bom equilíbrio entre proximidade, transporte público e preços mais baixos do aluguel — reduzindo o impacto do “coste de vida en España” sobre o orçamento familiar.


Impacto da inflação no custo de vida

Além do aluguel, a inflação também elevou o preço de praticamente tudo: supermercado, eletricidade, água, gás, serviços etc. Isso pressiona de forma contínua o orçamento familiar. No entanto, se um casal, os dois trabalhando, tiver uma renda conjunta de cerca de €3.000 a €4.000 mensais, ainda é possível manter um bom ritmo de vida, especialmente se morarem fora do centro de Barcelona ou em uma das cidades citadas acima.


Por que vale acompanhar nosso canal

Vivenciar o “coste de vida en España” em 2025 implica tomar decisões informadas: onde morar, como equilibrar orçamento, como lidar com inflação e conseguir qualidade de vida. No nosso canal, compartilhamos vídeos explicativos sobre como é viver na Espanha, especialmente em Barcelona: valores reais de aluguel, contas domésticas, supermercado, transporte e muito mais.

Se você está pensando em se mudar, alugar ou simplesmente quer entender melhor a realidade do custo de vida em Espanha, te convidamos a acompanhar nossos conteúdos. Aqui mostramos a realidade, com dados, transparência e experiência própria.